Apostolado da Oração
Quem Somos
Pertencemos ao núcleo 257 da 1a. forania do Vicariato de Jacarepaguá.
Diretoria da Paróquia Santo Agostinho – Novo Leblon
Data em que foi eleita: 06/11/2009
Data em que tomou posse: 06/11/2009
Diretor Espiritual:
Presidente – Ilma Dias Guimarães
Vice-Presidente – Maria de Salete Pereira Santos
Secretárias – 1ª. Nádia Maria de Almeida Rodrigues; 2ª. Marlene Mendes Silveira
Tesoureiras – 1ª. Maria Any Chrispin Guaraná; 2a. Eliane Maria Callado Curi
Nossos Objetivos
• Formação sólida das zeladoras (spiritual, bíblica, litúrgica, apostólica) através de reuniões mensais, retiros, tardes de reflexões e aprofundamentos e palestras.
• Co-responsabilidade na salvação do mundo. Cristo e você, a serviço da humanidade. União da oração com a ação. É preciso para que tenhamos uma vida espiritual bem ordenada.
• Oferecimento do dia (Súplica e reparação em união com o Sacrifício Eucarístico). Através do oferecimento diário nas grandes intenções do Santo Padre, seremos missionários, independentemente da profissão que exercemos.
• Vida Eucarística intensa como participação ativa na Liturgia.
• Devoção intensa ao Espírito Santo
• Devoção ao Sagrado Coração de Jesus
• Devoção especial a Maria Santíssima
• Vontade de Sentir com a Igreja
• Oração perseverante
Como objetivo de ação pastoral temos que atuar na base: procurar atingir as famílias (através da entronização do Sagrado Coração de Jesus), as comunidades, ser testemunhos de vida pela Palavra, promover Horas Santas, novenas, terços em família, Natal em família, Via Sacra, etc. Evangelização, colaboração nas atividades e promoções materiais e sociais da paróquia com festas beneficentes, limpezas, conservação da Igreja, etc.
O Movimento
O movimento foi fundado pelo Padre Francisco Xavir Gautrelet, orientador spiritual dos seminaristas Jesuítas, em Vals, França, no dia 03 de dezembro de 1844, dia de São Francisco Xavier, padroeiro das Missões Universais.
No Brasil o padre Bartolomeu Tadder é considerado o fundador (ITU.1871) e eminente pregador do Apostolado da Oração, com tanta dedicação que levou o cardeal D. Sebastião a declarar:
“O renascimento espiritual do Brasil e obra do A.O.”.
Na nossa paróquia o fundador foi o frei Rildo Fonseca no dia 06 de abril de 2001 com nove associadas (5 zeladoras e 4 zeladas). Hoje somos 20 zeladoras e 10 zeladas.
Consagração das famílias e Entronização da imagem do Sagrado Coração de Jesus
Na Consagração da família ao Sagrado Coração de Jesus, é todo o núcleo familiar que se consagra a Deus, assumindo a consagração original de cada um no Batismo e se comprometendo a viver conforme o amor de Jesus Cristo.
Qual o sentido da entronização da imagem do SCJ?
Como se deduz das palavras do Papa João Paulo II citadas acima, é costume acompanhar a Consagração da família ao Sagrado Coração de Jesus com a “entronização da imagem do Sagrado Coração de Jesus” – um quadro que é afixado na sala, ou num lugar de destaque na casa.
Em todos os tempos, e ainda mais em nosso tempo que é chamado “era da imagem”(cf mídia – TV – Internet), o ser humano precisa de sinais, símbolos, imagens para viver, para comunicar-se, para expressar seus sentimentos, seu amor e sua fé!
Contemplando o Coração aberto de Nosso Senhor, os membros da família se lembrarão das palavras de Jesus: “Aprendam de mim que sou humilde e manso de coração” e procurarão viver a paciência e a bondade uns para com os outros.
Mostrando às crianças a imagem do Sagrado Coração de Jesus, será mais fácil para a mãe ensinar-lhes, desde pequeninas, o amor com que Deus nos ama.
Olhando aquela imagem, os jovens poderão lembrar-se de um Deus amigo que nos amou e continua amando-nos “até o fim”.
Diante daquela imagem, todos poderão repetir a jaculatória transformadora:
“Sagrado Coração de Jesus, eu confio em Vós!”
E, toda a família poderá reunir-se para um momento de oração em comum, lembrando que “família que reza unida, permanece unida!”
De onde veio a idéia da Consagração da família?
A consagração da família e a entronização da imagem do Sagrado Coração de Jesus é uma prática religiosa muito difundida no passado, promovida sobretudo pela obra incansável do Apostolado da Oração, um grande movimento de espiritualidade apostólica, ainda atuante na maioria de nossas Paróquias. Mas a Consagração das famílias ao Sagrado Coração de Jesus não está ligada a um determinado movimento: foi promovida em toda a Igreja e por todos os Papas deste século e do anterior.
É bom também lembrar a promessa que Santa Margarida Maria Alacoque (1647-1690) recebeu em suas visões mestiças do Sagrado Coração de Jesus: “Abençoarei as casas onde a imagem do meu coração for exposta e honrada!” – “Farei reinar a paz em suas famílias!”
Além da consagração das famílias ao Sagrado Coração de Jesus, costuma-se fazer a Consagração de uma Comunidade, ou de uma Paróquia, ou de um lugar de trabalho ou de uma cidade, ou de uma nação inteira.
Leia um pouco mais sobre A Grande Promessa e visite também nossa página de Orações